quarta-feira, 20 de junho de 2012

Roupa apertada

O péssimo desempenho dos clubes paulistas nesse inicio de Brasileirão aponta para uma verdade que não quer calar: nenhum clube brasileiro tem elenco para enfrentar duas competições ao mesmo tempo.
[..]E, claro também há a seleção. Vários clubes foram prejudicados pela ausência dos seus principais jogadores durante esses quatro amistosos.
A verdade é que os clubes estão sendo prejudicados e o Campeonato Brasileiro também. O sintoma foi o último San-São esvaziado, muito ruim tecnicamente e com público pífio.
Uma partida que nem Santos nem São Paulo queriam jogar. O torcedor não é burro, embora seja tratado como tal. ele dá o troco se ausentando.
É preciso então reformar o calendário para que não haja essa sobreposição de jogos, de competições diferentes e de compromissos conflitantes.
[..]Queiramos ou não, vamos ter de, um dia, alinhar nosso calendário ao europeu.
[..]Será preciso emparelhar as temporadas para que dano seja menor. Sim, há diferenças de estações climáticas, singularidades culturais e a TV é contra.
[..]Além disso, não dá pra embolar tantas competições uma em cima da outra - Campeonatos regionais, o Brasileiro, a Libertadores, a Copa do Brasil, etc.
Não há quem aguente; não existe quem tenha foco para manter o interesse em tantos objetivos divergentes, nem torcida, nem jogadores.
Poderíamos também "emagrecer" o futebol; seria a solução ideal. Menos jogos, mais tempo para treinar, atletas mais bem preparados e motivados, torcidas mais interessadas porque tudo que é raro entusiasma e tudo o que vem em excesso cansa. Mas, para ser franco, descreio da eficácia da dieta.
[...]O futebol, como outros esportes, nada mais é que um raro particular da indústria do entretenimento.
[...]A qualidade é inversamente proporcional à quantidade, mas o capital tem de girar.
Sei que é difícil, mas alguma coisa tem de ser feita.

Roupa apertada - Luiz Zanin
O Estado de S.Paulo - terça-feira, 12 de junho de 2012
Caderno de Esportes - pág E2

Nenhum comentário:

Postar um comentário