segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Análise - Primeiro turno do campeonato brasileiro

Chega ao fim o primeiro turno do campeonato brasileiro. Quase completo, Atlético-MG e Flamengo tiveram seu jogo cancelado e remarcado para o dia 21, com a desculpa de apenas o Botafogo jogaria no Engenhão. Que todo mundo viu que não é o que está rolando, já tiveram vários jogos no campo

Mesmo com um jogo a menos o Atlético-MG acabou líder e campeão do primeiro turno, com a uma campanha praticamente perfeita: 43 pontos - 13 vitórias - 4 empates e apenas 1 derrota. 

 É seguido de perto pelo Fluminense, que tem uma vitória a menos, e um jogo a mais. Uma curiosidade: O Fluminense tem uma campanha melhor que todos os líderes desde inicio dos pontos corridos, o que faz a campanha do Atlético ainda mais espetacular.

O Galo trouxe jogadores específicos para as posições que tinha carência.
Junior César, Jô, André (que depois voltou para o Santos) e Ronaldinho Gaúcho. Pelo ultimo o clube foi criticado e teve uma queda como destino, previsto por todos os comentaristas e programas de TV.
Que se viu foi um time bem posicionado, com Ronaldinho e Bernard jogando muito e sendo responsáveis pelas grandes jogadas e gols. Com a vinda de Victor a defesa teve mais segurança para sequência do campeonato. O galo só perdeu para o SP no inicio da competição e depois disso embalou.
 
Acompanhado de perto pelo Fluminense, que tem o melhor elenco coletivo do país, Abel Braga conseguiu montar uma boa equipe, compacta e agressiva. Fred, Deco, Thiago Neves, Jean e Diego Cavalieri que se tornou o melhor goleiro do campeonato (e ainda assim foi ignorado por Mano). O encontro entre as duas equipes foi visto de perto, mas ficou no O a O, graças a intervenção da arbitragem.

Arbitragem que por sinal, tem tido muito destaque no campeonato, pelo lado negativo. Vários e vários erros, principalmente contra a equipe do Palmeiras, na penúltima rodada no jogo entre Santos e Corinthians o segundo gol irregular de André causou muita polemica nos bastidores, três impedimentos no mesmo jogo só confirmou que o nível brasileiro é ridículo.

Finalizando G-4 Vasco e Grêmio. O Vasco se desmontou após a eliminação da Libertadores e não contratou peças de reposição, acabou caindo na tabela e agora é 4º colocado. 4 pontos a mais do que o São Paulo quinto colocado.
 
O Grêmio é outra equipe que contratou muito bem, apostando na experiência. Elano, Gilberto Silva e Zé Roberto, com Kleber e André Lima, o time de Luxemburgo cresceu na competição e venceu nas últimas rodadas adversários diretos na disputa pela vaga da Libertadores ( Inter e São Paulo). 
 
Pro segundo turno Atlético-MG e Fluminense seguem como favoritos, mas aposto mais na equipe do Rio, pelo conjunto (time+técnico), Grêmio, Vasco, Inter e São Paulo correm pela vaga da libertadores e não acredito que consigam se aproximar dos líderes.

Na artilharia Luís Fabiano, Fred e Vagner Love tem 9 gols, Alecsandro tem 8. Luís ficou vários jogos fora e ainda assim disputa o posto.

Nas últimas posições Coritiba, Bahia, Palmeiras, Atlético-GO, Sport e Figueirense montam o pelotão.
É difícil saber qual time irá cair, eles trocam de posições a cada embalada que dão, Atlético-GO já foi lanterna e agora está saindo, a proximidade no número de pontos faz com que a cada jogo, as posições se invertam. Mas o Palmeiras não cae, mesmo com os erros e com um time que fica maior parte do tempo no Departamento médico.

Destaques individuais do campeonato: 
Diego Cavalieri está fechando o gol pelo Fluminense, não é a toa que é a defesa menos vazada.
 
Bernard - dá vida ao ataque e ao meio campo do Atlético-MG
 

Luís Fabiano - 9 jogos 9 gols, atrapalhado pelas contusões tem papel fundamental no segundo turno
 
Elano - trocou de time e voltou a jogar muito bem no Grêmio
 
Ronaldinho Gaúcho - está longe de ser genial, mas é fundamental para o time mineiro
 
Neymar - ainda só joga bem no Santos e como o campeonato é nacional...
Fred - como Luís Fabiano fica muito tempo no Departamento Médico, mas quando volta é fatal
 
Barcos - artilheiro matador do Palmeiras, assume sozinho missão de dar vitórias ao time
 
Lucas - voltou ao São Paulo, com o status de maior transação da história do futebol brasileiro, e deu nova cara ao time
 
Seedorf - Chegou para ser o 10 do Botafogo, e não fugiu da responsabilidade, sofre por não ter companheiro em um nível próximo ao seu

Nenhum comentário:

Postar um comentário